“Por que minha DOR não melhora?”
- Dr. Vinicius Niquini - Fisioterapeuta CREFITO
- 19 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Se esta lendo este texto é porque você ou alguém próximo de você vêm tratando de alguma dor e não está apresentando resultado esperado.
E por que em alguns casos o tratamento médico ou fisioterapêutico convencional não funciona??
Por muitas vezes, profissionais utilizam os mesmos protocolos de tratamento para diferentes pacientes, ou seja, indicam os mesmos medicamentos ou as mesmas condutas terapêuticas sem respeitar a INDIVIDUALIDADE de cada caso. Algumas vezes isso pode até dar certo, mas em outras situações, não!
Quando o caso exige um certo grau de complexidade o profissional deveria realizar uma avaliação detalhada e observar qual a real necessidade daquele individuo, levando em consideração sua estrutura física, psicológica e social.
Por exemplo, uma dor na coluna pode ser desencadeada por uma alteração mecânica, seja ela uma espasmo muscular, uma hérnia de disco ou um pinçamento de terminação nervosa. Vocês concordam comigo que em uma disfunção mecânica só teremos um bom resultado com uma boa e específica intervenção mecânica e que talvez apenas um medicamento, com uma abordagem química, não terá uma resposta satisfatória. Logo, uma dor de origem mecânica é bem tratada com uma boa abordagem mecânica.
Outro exemplo é uma dor de coluna que se intensifica próximo a menstruação ou na TPM. Será que nesse caso o real motivo da dor é apenas a coluna? Ou talvez seja alguma disfunção relacionada com o ciclo menstrual?
Se ainda não está convencido que cada caso deve ser olhado com calma e atenção, vai ai mais um exemplo.
Ja observou que algumas queixas aparecem apenas em situações de sobrecarga e estresse e que em momentos de calma, relaxamento ou férias elas desaparecem? Então, algumas dores sofrem influência somática, ou seja, o ambiente e como nos relacionamos com ele podem somar e levar a uma dor ou seu agravamento, e um bom profissional deve entender, saber lidar e propor abordagens específicas para cada situação.

E não pense que esses casos ditos “graves"ou “complexos” significam a necessidade de uma cirurgia, dezenas e mais dezenas de sessões de fisioterapia ou medicamentos por toda a vida.
Quando se encontra o real motivo de uma queixa ou dor o tratamento tende a ser RÁPIDO E EFICIENTE.
Na Sinergismo temos diversos abordagens para suprir todas as necessidades de quem nos procura:
Osteopatia: é uma especialidade da fisioterapia onde se realiza uma avaliação minuciosa e um tratamento especifico de cada um dos sistemas do corpo (muscular, esquelético, visceral, vascular e neural) levando o corpo à homeostase.
Microfisioterapia: é uma técnica francesa de terapia manual que busca bloqueios de origens traumáticas, químicas, somáticas ou por radiações e estimula o corpo a uma auto-regulação.
Ondas de Choque: é uma equipamento de gera uma onda mecânica capaz de estimular o corpo a combater alterações vasculares, inflamações crônicas, deposições de cálcio, dentre outras.
Então, não se acomode ou se acostume com sua DOR, há sempre profissionais aptos e capacitados para te ajudar.
Comments